Neste informativo, iremos explicar brevemente sobre a tecnologia de Fibra Óptica na transmissão do sinal de internet que você recebe na sua residência.

A cada dia que passa, a tecnologia de fibra óptica vem ganhando cada vez mais espaço no mercado pela sua estabilidade e alta capacidade de transmissão de dados. Ela vem substituindo gradualmente os fios de cobre, pois sofrem muito menos com a deterioração do tempo por ser composta basicamente de ‘fios de vidro’ puro, revestidos em camadas de plástico reflexivo e também são imunes a interferências eletromagnéticas, ondas essas que os equipamentos que transmitem sinal de rádio podem sofrer.

 A fibra na mais é do que uma refração de luz onde a luz percorre toda a fibra sendo refletida nas paredes do tubo que a reveste. É possível transmitir cerca de 40 Gbps. Existem dois tipos de fibra, a monomodo e a multimodo. A Fibra Monomodo é utilizada para distâncias mais longas. É uma fibra mais cara para instalação e manutenção. Já a Fibra Multimodo é utilizada para distâncias mais curtas, permitindo ligar redes internas dentro de residências e prédios, sendo uma fibra de menor custo e fácil manuseio para instalação.

Se comparado a outros tipos de conexão como Par metálico e Rádio, devido a sua tecnologia, a fibra consegue entregar mais velocidade de rede. Atualmente pode-se encontrar planos de 1GB para residências. É necessário ter em mente que para ter uma conexão de 1GB em sua residência, tanto a rede interna quanto os equipamentos precisam suportar esta velocidade.

A estabilidade do sinal sem sombra de dúvidas afeta positivamente a experiência do usuário. Como citado um pouco mais acima, a fibra é isenta de interferências e ondas, deixando assim o sinal estável e segura. Conseguir interceptar o sinal da fibra é muito mais difícil do que no par metálico, por exemplo, justamente por não sofrer interferências. Ela é com certeza uma rede durável, resistente ao ambiente por não sofrer com as oscilações do tempo.

Se comparado a outras tecnologias como o rádio, a fibra é de mais fácil manuseio, instalação e manutenção, dando assim ao cliente e provedor um melhor custo benefício, onde o investimento às vezes pode ser maior, de ambas as partes, mas é uma rede com garantia de velocidade e estabilidade.

Deixe um comentário

‎Este site usa cookies e pede aos seus dados pessoais que melhorem sua experiência de navegação.‎
×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie-nos um e-mail para suporte@oxfiber.com.br

×